Assaduras no Esporte

Sabemos que praticar esportes é muito importante para a saúde e para o condicionamento físico e pode até mesmo nos trazer benefícios relacionados a mente, como melhora no humor, concentração, disciplina e redução do estresse.

Porém, é importante realizar as atividades físicas com acompanhamento de profissionais e após realizar exames cardiorespiratórios para evitar lesões, desgastes ou outras complicações.
Outros problemas comuns são o aparecimento de bolhas e assaduras, que podem ocorrer devido ao atrito gerado durante a prática esportiva, em função dos movimentos repetitivos e principalmente se a atividade durar um longo período.

Elas são bastante frequentes em áreas como  axilas, mamilos, interior das coxas, pés e na região da fita de frequencímetro. As assaduras são inflamações cutâneas com aparência avermelhada, que em situações agravadas podem causar coceira, dor, sangramento e descamação, gerando grande desconforto no atleta.

Para evitá-las, o ideal é utilizar produtos específicos para atividades esportivas, como ceras antiassaduras, óleos e cremes estilo chamois, que ajudam a lubrificar a pele e facilitar o deslizamento. Roupas e acessórios apropriados também ajudam a evitá-las!   

Saiba mais sobre assaduras e corrida clicando aqui.

Minhas coxas ficam assadas. Como correr?

A prática esportiva está cada vez mais em alta e a corrida é uma das modalidades com maior número de adeptos, mesclando atletas profissionais ou corredores amadores. 

Para aqueles que conseguem manter organização e disciplina para realizar os treinos, a corrida pode ser uma ótima opção de esporte por ser mais flexível, pois o atleta pode realizar seus treinos nos horários de tempo livre que melhor se encaixam no seu dia-a-dia, sem depender de academia. Fora isto, é possível realizar os treinos em praticamente qualquer local.

Porém, existem algumas peculiaridades de cada atleta que podem atrapalhar o rendimento e até mesmo a frequência dos treinos. Como por exemplo, problemas respiratórios ou cardíacos, que dificultam a prática do esporte. Portanto, é extremamente importante realizar acompanhamento com médicos especialistas antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Algumas limitações motoras também podem dificultar as corridas, como hérnias de disco, condromalácia patelar, etc. Nestes casos, o atleta deve realizar exames antes de iniciar as corridas, para certificar-se de que está apto a correr. 

Outra questão que geram queixas de desconforto durante as corridas são pessoas que possuem coxas grossas, que raspam uma à outra, causando assaduras. Quem corre sabe que as assaduras são bastante comuns e, para quem possui pernas mais grossas, essas inflamações costumam aparecer com mais facilidade. Isso porque quanto maior a área de contato de pele com a pele, maior é o atrito que causa a lesão, que se agrava somado ao suor causado pela atividade e por ser uma região que fica abafada.

Para quem sofre com este problema, existem algumas dicas que podem ajudar a continuar correndo e evitar que as assaduras apareçam. Confira as dicas abaixo:

  1. Utilizar roupas com tecidos apropriados para prática esportiva, de preferência que sejam respiráveis;
  2. O uso de bermudas é uma excelente opção, pois protege a região de atrito da pele com a pele, melhorando o deslizamento das pernas;
  3. Manter a pele hidratada, ingerindo bastante água e utilizando cremes hidratantes;
  4. Utilizar produtos antiassaduras, próprios para prática esportiva, como bastões anti atrito, cremes chamois e óleos.

Principais causas das assaduras

Para os atletas e amadores uma dos principais problemas são as temidas assaduras. Também sofre com este problema? Confira abaixo informações relevantes para entender melhor sobre o tema.

  O que são as assaduras?

Primeiro, vamos entender o que de fato são as assaduras.

Assadura é uma dermatite friccional, ou seja, uma inflamação cutânea sob a pele que apresenta coloração avermelhada. Pode causar coceira, dor e em casos graves, pode haver sangramento e descamação. Em alguns casos, as assaduras podem alterar a textura e espessura da pele, bem como podem causar manchas escuras.

  Como elas surgem?

As assaduras podem surgir devido ao atrito constante da pele com a pele, ou então da pele com acessórios ou roupa. A fricção da pele somada ao suor ou umidade promove a proliferação de fungos e bactérias, causando uma irritação que leva ao surgimento das assaduras.

  Principais áreas afetadas

Os principais lugares onde as terríveis assaduras ocorrem com mais frequência são: axilas, mamilos, abaixo da área do top, barriga, interior de coxas, áreas íntimas e calcanhares. Mas podem ocorrer em outras regiões que sofrem atrito constante, principalmente em peles mais sensíveis.

  Sintomas

Os sintomas mais comuns das assaduras são: surgimento de vermelhidões na pele, muitas vezes apresentam textura grosseira, pode ocorrer coceira, dor e até mesmo sangramento e descamação em casos severos.

  Por que elas são tão comuns no esporte?

O movimento repetitivo durante a prática esportiva, seja correndo, pedalando, ou em outras atividades, gera um atrito na pele com a pele ou na pele com a roupa/acessórios, levando à inflamação cutânea. Este atrito somado à umidade do suor aumenta a abrasão do atrito, causando as assaduras.

Esclarecimentos sobre filtro solar.

Pink Stick <3

Já sabemos que é extremamente importante utilizar filtro solar todos os dias para proteger nossa pele dos raios solares, prevenindo manchas e o envelhecimento precoce. Mas muitas vezes temos dúvidas a respeito dos tipos de raios solares e como escolher o filtro ideal que realmente irá nos proteger. Pensando nisto, criamos este post que ajudará a esclarecer estas dúvidas.


Mito: Uma proteção solar considerada ideal é a que possui formulação com alto FPS, que protegerá a pele dos raios UVB.


Fato: Na verdade, aproximadamente 80% do eritema (vermelhidão) é causado pelos raios UVB, e os outros 20% são causados pelos raios UVA.


Fato: Além disso, os raios UVA são os responsáveis pela geração de radicais livres, que danificam o DNA celular e a estrutura da pele, evidenciando a aparência precoce de sinais de idade. Por esse motivo, o ideal é que os filtros solares possuam filtros UV de amplo espectro e que sejam fotoestáveis. 

Outro fato importante sobre raios UVA, é que são os responsáveis por gerar radicais livres, que prejudicam a pele, causando o envelhecimento precoce. Portanto, o ideal é que os protetores solares possuam filtros UV de amplo espectro em sua formulação.

Fonte: BASF

Confira abaixo toda nossa linha de filtros solares: 

Pink Stick: O Pink Stick  é um fotoprotetor multifuncional que alia proteção, saúde, beleza e praticidade. Possui ampla proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB, o Pink Stick pode ser usado como um protetor solar diário e, especialmente, durante a prática de exercícios físicos ao ar livre, já que é resistente à água e ao suor.
O Pink Stick é composto por filtros químicos nobres e filtros físicos que se complementam para oferecer altíssima proteção com FPS90 e PPD70.

Shield: Shield é o primeiro filtro corporal em bastão com altíssima proteção para uso no esporte. Não escorre com o suor e apresenta resistência à água por mais de 4 horas. Testado dermatologicamente, o Shield possui fator de proteção solar FPS60 e FPUVA50, formando um escudo sobre a pele contra os danos causados pelo sol, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Shine: Shine Filtro Solar é um filtro solar em formato dry oil com FPS 50 e FPUVA 30 e partículas que iluminam o movimento, mantendo a pele hidratada e protegida. Proporciona um brilho natural e ilumina o movimento sem deixar a pele oleosa!
Resistente à água e ao suor, ele é ideal para quem pratica esportes! 

Liptop Stick: Lip Top Stick FPS40 PPD19. Resistente à água, à base de ativos vegetais com elevado poder de hidratação e regeneração, para proteger e renovar a pele dos lábios ressecados e agredidos pelo clima, além de mantê-los profundamente hidratados por longos períodos.

Cream Powder: O Cream Powder é um pó cremoso multifuncional: sua proteção não é contra apenas os raios solares UVB (FPS60) e UVA (FPUVA26), pois ele também protege contra as radiações visível e infravermelha. Além disso, sua fórmula contém alguns componentes especiais, como ácido hialurônico – de baixo peso molecular, que promove o preenchimento de rugas finas; vitamina C – que estimula a produção de colágeno e elastina e que tem ação antioxidante e despigmentante; e Oat Lipid – que atribui propriedades hidratantes, regeneradoras e nutritivas.

Filtro Solar Sports’it: O filtro solar Sports’It foi desenvolvido para proteger a pele durante a prática esportiva. Com altíssima proteção solar, possuindo FPS 75 e FPUVA 45 acima do exigido por lei, sua proteção evita as queimaduras e as manchas solares. Além disso, tem toque seco, não escorre e não pinga nos olhos, garantindo proteção e conforto durante a prática esportiva.

Pink Cheeks para homens

Muita gente acompanha a Pink e acredita que nossos produtos são voltados apenas para o público feminino.            

Mas hoje estamos aqui para falar para vocês, homens, que nós temos vários produtos que também podem ser utilizados por vocês!

Isso mesmo: aqui na Pink, a gente não tem só maquiagem ou cosméticos segmentados para mulheres. E a gente sabe que existem muuitos homens que já conhecem nossa marca e que utilizam nossos produtos 😄     

Por isso, para você que ainda não sabe, a gente trouxe alguns produtos aqui que podem (e devem!) ser utilizados por homens 🙂

Pink Stick para os homens 

Sim, o tão famoso protetor solar em bastão com altíssimo fator de proteção (FPS 90 e FPUVA 70) pode ser utilizado por homens!          

Seja a versão incolor (5km) ou com cor, dependendo o gosto do homem,  o Pink Stick tem toque seco, pode ser utilizado em todo tipo de pele e para qualquer gênero! 
Lembrando, sempre, que as quilometragens são apenas um modo de diferenciar as cores e não se relacionam com a duração do produto.    

O Pink Stick tem teste de resistência à água e enriquecido com vitamina E e nós falamos mais sobre ele nesses posts aqui.            

Se você não sabe qual cor é a melhor para o seu tom de pele, acesse nossa página de Teste de Cor

Linha Redless

A Linha Redless de antiassaduras foi desenvolvida para ajudar na corrida, no ciclismo ou em qualquer outra situação que causem o desconforto das assaduras – sejam elas causadas por atrito de pele com pele, pele com objeto ou mesmo nas regiões mais sensíveis. 

Nessa categoria, temos o Redless em spray, para evitar atrito pele com pele (Redless Coat); Redless Bastão, para evitar atrito causado por objetos e roupas e Redless Chamois Cream, opção em creme para áreas íntimas. Tem mais informações sobre esses produtos nesses posts aqui.        

Shield

O Shield é nosso protetor solar corporal com FPS 60 e FPUVA 50 e é muito resistente à água!           

Além disso, ele não tem cor e nem fragrância – perfeito para prevenir manchas de shorts, bermudas e camisetas e proteger áreas mais sensíveis  à exposição do sol  como   tatuagens.   

Por ser muito resistente, sem cor e muito prático, muitos homens também optam   por utilizá-lo no rosto   😉  

A gente também fala mais sobre ele aqui

Lip Top Stick

Protetor solar labial   com fator de proteção  super alto (FPS  40 FPUVA 19),  o Lip Top Stick tem alta resistência à água , é incolor e  tem ação hidratante e regenerativa!   

Ele é ideal para  a prática de esportes ao ar livre e  pode ser muito  prático para homens! 😄

Linha Anti Shock  

O cuidado com os cabelos também não se restringe apenas ao  público feminino.      

Por isso, a linha Anti Shock  tem produtos que   auxiliam nesse cuidado – como  Shampoo e Condicionador, por exemplo. 

Eles garantem limpeza profunda e hidratação intensa sem danificar ou agredir os fios ou deixar resíduo. É ideal para quem pratica atividade física e/ou precisa lavar os cabelos todos os dias – até mais de uma vez ao dia!

Quer saber mais? Veja esse post aqui.

Agora não tem mais desculpas para você, homem, não usar Pink Cheeks!
Aproveita e corre para o site garantir seus produtos!

Atletas de escritório – todo mundo pode usar Pink Cheeks

A Pink Cheeks nasceu da amizade de três mulheres e da ligação entre elas e o esporte.

Por isso, na maioria das vezes, nossos produtos são tão ligados e direcionados a atletas e praticantes de alguma atividade física.


Mas estamos aqui agora para dizer que nossos produtos também são para você, que tem sua rotina tão corrida quanto qualquer outro esporte!

Sim, para você que trabalha, fica no escritório, cuida da casa e da família…

Nossos produtos sempre são idealizados para ultrapassar condições extremas, como na prática de esportes.

E é por isso que, para o dia a dia, eles são ótimos aliados da proteção!

Isso sem contar na praticidade!
Com a correria da casa ou do trabalho, proteger-se com praticidade e facilidade é essencial.

Um dos problemas da maioria dessas pessoas, muitas vezes imperceptível, é a luz visível: sim, a luz comum! A gente explica melhor….

Luz visível e seus perigos invisíveis

Luz visível é toda luz que enxergamos a olho nu – do sol, das lâmpadas dentro de casa – e, apesar de muita gente não desconfiar, ela pode sim causar danos à nossa pele como manchas, melasmas e envelhecimento precoce.

E como proteger-se da luz visível?

A proteção contra a luz visível tem muita relação com cor, concentração de pigmento, sem considerar FPS e PPD.

Não é todo protetor solar que protege contra a luz visível – fato!

Mas e o nosso Pink Stick – protetor solar facial em bastão?

O Pink Stick protege contra luz visível, assim como o Cream Powder e a Base Sport Foundation também!

A gente fala mais sobre o Pink Stick nesse post aqui e nesse aqui também.
Sobre o Cream Powder, você pode conferir mais informações nesses posts aqui.  
Viu só?
Você, que achava que não precisava proteger-se porque não pratica esportes, também está exposto a agentes nocivos à sua pele!

É por isso que…

Todo mundo pode usar Pink Cheeks!!

Porque os grandes atletas são aqueles que vencem as batalhas do dia a dia e estão sempre dispostos a encará-las!

Mais praticidade, proteção e performance para todos os tipos de atletas!


Outubro Rosa – A Pink Cheeks apoia essa causa!

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece desde a década de 1990 (no Brasil, desde 2002), e que nasceu com o objetivo principal de alertar e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama (e, mais recentemente, o câncer de colo de útero) e a importância do diagnóstico precoce dessas doenças.

Este ano, a campanha realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” e como propósito destacar e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a importância do diagnóstico precoce da doença e os mitos em relação à mesma.

A Pink Cheeks apoia essa campanha e reforça as indicações para detecção precoce e prevenção da doença. Fique atenta aos sintomas*:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

*Fonte: INCA.

Ao identificar algum desses sintomas, a mulher deve procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica.

Segundo dados do próprio INCA, a estimativa é de 59,7 mil casos para o ano de 2018 e, a cada 100 mulheres, 56,33 novos casos podem acontecer.

Falando em cuidados, a Pink preparou promoções especiais com alguns de nossos produtos.

Confira aqui!

A Pink Cheeks não realiza testes de seus produtos em animais.
Nossos testes são realizados em pessoas voluntárias, através de laboratórios credenciados.

Conheça o novo lançamento da Pink Cheeks: o Cream Powder!
A gente fala mais sobre ele nesse post aquinesse também e aqui.

Quer saber novidades em primeira mão, além de ofertas e descontos especiais?
Cadastre-se agora 🙂

[contact-form to=”camila@pinkcheeks.com.br” subject=”Newsletter”][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”1″][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”1″][contact-field label=”Já comprou no site da Pink?” type=”checkbox-multiple” options=”Siim <3,Ainda não :(“][/contact-form]

 

Atividade Física no frio: benefícios e dicas

É só a temperatura cair um pouquinho que a gente mal quer sair da cama, né? Manter uma rotina de atividade física no frio é super importante mas também requer alguns cuidados especiais

A prática de esportes e atividades físicas, aliada a outros hábitos como alimentação saudável, é um dos principais fatores para evitar problemas como a obesidade e, consequentemente, doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

No Brasil, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD 2015) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 37,9% dos entrevistados disseram praticar esportes!!

(Foram ouvidas 71.142 pessoas com 15 anos ou mais em todos os estados e Distrito Federal. O esporte mais praticado é o futebol, com 39,3% das respostas e a atividade mais praticada é a caminhada, com 49,1%).

Manter uma rotina de atividades não é a coisa mais fácil, é verdade: falta de tempo, dificuldade em encontrar uma modalidade que goste ou até mesmo a famosa… preguiça! Isso tudo se multiplica quando falamos em épocas mais frias, não é?

Mas não se deixe levar pelas temperaturas! Especialistas reforçam que a prática de atividades durante o inverno tem muitos benefícios, incluindo maior queima de calorias (!!!).

Evandro Padilha, mestre em Ciências Biomédicas, especialista em cosmetologia e terapia Ayurveda, ainda ressalta outros benefícios da prática de esportes e atividades a curto prazo relacionados à saúde óssea, redução de riscos cardiovasculares e até mesmo benefícios psicológicos como aumento da autoestima, redução da ansiedade e estresse.

Com a aproximação do inverno, é importante tomar medidas preventivas para evitar complicações, pois o corpo humano mantém seu equilíbrio térmico através das perdas e ganhos de calor.
Desta forma, a prática da atividades física no frio é importante pela produção adicional de calor nos músculos, o que permite a manutenção da temperatura corporal.

Mas, fique atento: o frio requer alguns cuidados importantes! Antes, durante e depois de praticar esportes ou atividades físicas, precisamos preparar nosso corpo.

Dicas para manter a rotina de atividade física no frio

Vestuário

Agasalhe-se bem, mas não precisa exagerar! Segundo Evandro, “após alguns minutos de atividade o próprio exercício cumpre este papel de aquecimento”. Ele aconselha o uso de tecido sintético leve, pois ele promove rapidamente o suor da pele, porém também seca rapidamente.

Alimentação e hidratação

Alimentar-se corretamente e prestar atenção na hidratação é super importante! No frio, a tendência é não sentirmos muita sede porém, ao mesmo tempo, perdemos muita água.Proteção

Proteção Solar

Durante o inverno, muitas pessoas se esquecem ou não dão importância à proteção solar – devido ao clima mais ameno e, às vezes, quando o sol está encoberto. Evandro ressalta que o clima não bloqueia toda ação dos raios solares, por isso, protetor solar é sim, ESSENCIAL!

Ele ainda alerta para o cuidado com a transpiração: nem todos os protetores resistem ao suor! Por isso, esteja atento ao produto que usa.

ALERTA PINK CHEEKS: nosso Pink Stick pode te salvar! É um protetor de altíssima proteção (FPS PVUA) e não sai com o suor! #ficadica


Hidratação da pele e outros cuidados

Evandro lembra que, durante períodos mais frios, é comum banhos mais quentes. “A água quente do banho acaba se tornando um dos principais inimigos dos cabelos e da pele do corpo”. Segundo ele, a temperatura mais quente da água pode desidratar os fios, provocar queda e até mesmo descamação do couro cabeludo.

Por isso, utilizar shampoos e condicionadores de boa qualidade é essencial.

Além dos fios, a água quente também elimina a hidratação natural do corpo. Evandro atenta que, para evitar ressecamento da pele, além de hidratar, vale investir em uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes.

ALERTA PINK CHEEKS 2: Nossa Linha Antishock de Shampoo + Condicionador + Máscara de Tratamento é ideal para quem pratica esportes!  

Quem também continua se exercitando até no frio????
Compartilhe com a gente o que você faz, seus cuidados e se você também usa Pink Cheeks, claaaro! 🙂

* Evandro Padilha é graduado em Tecnologia em Estética, mestre em Ciências Biomédicas, especialista em Cosmetologia e especialista em Terapia Ayurveda. ATualmente é docente do curso de Bacharelado em Estética do Centro Universitário Hermínio Ometto.