Assaduras,  Dúvidas,  Esportes,  Redless,  Saúde

Principais causas das assaduras

Para os atletas e amadores uma dos principais problemas são as temidas assaduras. Também sofre com este problema? Confira abaixo informações relevantes para entender melhor sobre o tema.

  O que são as assaduras?

Primeiro, vamos entender o que de fato são as assaduras.

Assadura é uma dermatite friccional, ou seja, uma inflamação cutânea sob a pele que apresenta coloração avermelhada. Pode causar coceira, dor e em casos graves, pode haver sangramento e descamação. Em alguns casos, as assaduras podem alterar a textura e espessura da pele, bem como podem causar manchas escuras.

  Como elas surgem?

As assaduras podem surgir devido ao atrito constante da pele com a pele, ou então da pele com acessórios ou roupa. A fricção da pele somada ao suor ou umidade promove a proliferação de fungos e bactérias, causando uma irritação que leva ao surgimento das assaduras.

  Principais áreas afetadas

Os principais lugares onde as terríveis assaduras ocorrem com mais frequência são: axilas, mamilos, abaixo da área do top, barriga, interior de coxas, áreas íntimas e calcanhares. Mas podem ocorrer em outras regiões que sofrem atrito constante, principalmente em peles mais sensíveis.

  Sintomas

Os sintomas mais comuns das assaduras são: surgimento de vermelhidões na pele, muitas vezes apresentam textura grosseira, pode ocorrer coceira, dor e até mesmo sangramento e descamação em casos severos.

  Por que elas são tão comuns no esporte?

O movimento repetitivo durante a prática esportiva, seja correndo, pedalando, ou em outras atividades, gera um atrito na pele com a pele ou na pele com a roupa/acessórios, levando à inflamação cutânea. Este atrito somado à umidade do suor aumenta a abrasão do atrito, causando as assaduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *